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Como calcular o sucesso do e-commerce: 5 métricas fundamentais para acompanhar o seu negócio

Outubro de 2021

Aprenda 5 dicas imperdíveis de como monitorar o desempenho da sua empresa usando métricas que levarão ao sucesso do e-commerce.

 

Gerenciar uma empresa online é um desafio enorme e saber como acompanhar as estratégias pode parecer um verdadeiro quebra-cabeças.


Para descomplicar é necessário usar ferramentas que ajudam a entender para onde estão indo os investimentos e esforços realizados. Ao final deste texto, você aprenderá como medir o sucesso do e-commerce.

A análise de métricas pode ser um dos fatores de prosperidade do negócio. A grande vantagem em relação à loja física é que o monitoramento online pode ser feito em tempo real e de forma fácil. Existem diversas maneiras para controlar o desempenho e criar estratégias para impulsionar os ganhos da sua empresa.

As métricas apresentam uma visão ampla da sua loja virtual de modo rápido, mas tenha bastante cuidado com as falsas impressões. O uso de métricas de vaidade pode levar a desperdício de tempo, com dados de pouca relevância. Entenda neste artigo como percorrer o caminho certo para medir os resultados e eleve o seu negócio a outro patamar!

O que são métricas?

Métricas são os resultados das estratégias adotadas para o negócio. Com elas, é possível saber dados da navegação do usuário e se a empresa retorna o dinheiro investido. As métricas servem principalmente para: 

  • reduzir custos;

  • impulsionar estratégias lucrativas;

  • entender as necessidades do cliente;

  • realizar melhorias.


Quais as melhores para o sucesso do e-commerce?

Aprendeu o que são e como funcionam essas ferramentas? Descubra quais são as melhores para analisar resultados. Separamos 5 métricas relevantes que você pode começar a monitorar, para ajudar ainda mais a acompanhar o sucesso do e-commerce! 

Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra qual a porcentagem de clientes que visitaram a sua loja virtual e se transformaram em compradores. É essencial para analisar se algum obstáculo faz as pessoas se direcionarem ao site e não comprarem. 

A fórmula é simples:


        Vendas

             ÷                 x 100

        Visitantes

Exemplo: caso venda 2.000 produtos a cada 5.000 visitantes, a sua taxa de conversão será 40%.

Ticket Médio

O Ticket Médio é o valor que os consumidores costumam gastar na sua loja virtual. Essa métrica é muito importante para analisar a efetividade das estratégias de vendas, além de fornecer dados para entender as necessidades dos clientes e traçar metas de faturamento da sua empresa.

Para encontrar esse número basta calcular:

Vendas

÷

Clientes


Custo por Aquisição (CPA)

O Custo Por Aquisição (CPA) é o resultado do valor investido para cada cliente adquirido. É importante que esse custo seja o mais baixo possível, pois o CPA alto pode identificar um erro na estratégia de captação de clientes. Anote os gastos com publicidade e anúncios pagos para obter um resultado mais preciso.

Investimento

÷

Clientes


Taxa de Abandono do Carrinho

Quantas vezes você já desistiu de uma compra no final do processo? A taxa de abandono de carrinho apresenta o número de pessoas que pensaram em efetuar a compra, mas mudaram de ideia antes do clique. É preciso ter atenção a essa métrica, pois ela aponta que os clientes podem estar com problemas, por exemplo: no pagamento ou frete.

                Pessoas que abandonaram a compra

                                          ÷                                                     x 100

               Pessoas que adicionaram produtos ao carrinho


Se 3.000 pessoas iniciaram a compra e 1.000 desistiram, sua taxa de abandono é de 1/3 ou 33%.

Taxa de Rejeição

Quanto mais tempo o cliente passa no seu site, maior a chance que ele compre um produto. A Taxa de Rejeição é essencial para identificar se o consumidor entra e sai da sua página sem interagir com os conteúdos.

O Google Analytics fornece os dados necessários para entender se o cliente não se sente confortável naquele domínio, por conta da experiência do usuário, por preços muito altos ou descrições pouco atraentes.

Estas são as principais métricas para entender a relação com o cliente e avaliar o desenvolvimento do seu negócio. Se você leu até aqui, já entendeu a importância de analisar os dados e acompanhar o desempenho dos planejamentos de marketing e vendas da sua empresa. Então, cliques à obra e rumo ao sucesso do e-commerce!

Agora que você já sabe analisar as métricas, quer mais dicas essenciais para sua loja virtual? Curta nossa página no Facebook para ter acesso aos melhores conteúdos e não perca nada sobre melhorias para o seu e-commerce.